quinta-feira, 3 de outubro de 2013

NOVAS OFICINAS: PERMACULTURA E BDSM.


Estão abertas as inscrições para as oficinas de Permacultura e BDSM, dentro das atividades da II segunda semana de Antropologia e Arqueologia da UFMG.



OFICINAS OFERECIDAS:


OFICINA DE BDSM:

"BDSM é um acrônimo para Bondage e Disciplina, Dominação e Submissão, Sadismo e Masoquismo.
O BDSM tem o intuito de trazer prazer sexual através da troca erótica de poder, que pode ou não envolver dorsubmissãotortura psicológica,cócegas e outros meios. Por padrão, a prática é provocada pelo(a) Dominador(a) e sentida pelo(a) Submisso(a).
Muitas das práticas BDSM são consideradas, num contexto de neutralidade ou não sexual, não agradáveis, indesejadas, ou desvantajosas. Por exemplo, a dor, a prisão, a submissão e até mesmo as cócegas são, geralmente, infligidas nas pessoas contra sua vontade, provocando essas sensações desagradáveis. Contudo, no contexto BSDM, estas práticas são levadas a cabo com o consentimento mútuo entre os participantes, levando-os a desfrutarem mutuamente.
O conceito fundamental sobre o qual o BDSM se apóia é que as práticas devem ser SSC (São, Seguro e Consensual). Atividades de BDSM não envolvem necessariamente a penetração mas, de forma geral, o BDSM é uma atividade erótica e as sessões geralmente são permeadas de sexo. O limite pessoal de cada um não deve ser ultrapassado, assim, para o fim de parar a sessão/prática, é utilizada a SAFEWORD (palavra de segurança)que é pré-estabelecida entre as partes". (Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/BDSM)


 Oficineiros: Analice Souza e Felipe Moreira

DATA: No dia 09/10 (Quarta-feira).

HORÁRIO:  14:20-15:40.

VAGAS: 20 PESSOAS.

LOCAL: SALA 2074.



Acontecera na também na terça (08/10), um bate-papo sobre body modification às 14 hs na 3046 com o felipe moreira (ppgan)  

OFICINA DE Introdução aos Tratados de Permacultura Urbana:


Resumo
Através desta oficina  apresentarei os primeiros resultados de um estudo contemporâneo que realizo no campo da etnoarqueologia experimental sobre o tema da Agricultura.
 
Focado na descrição de técnicas corporais e tecnologias agrícolas pós-industriais, neste trabalho desenvolvo, a partir de observações prolongadas e contatos com informantes, uma hipótese descritiva acerca de uma nova técnica corporal agrícola com vistas a sua conceitualização e aplicabilidade para prática de agricultura no meio urbano contemporaneo.

A oficina “introdução aos tratados em permacultura urbana – minicurso brigadista” apresentará aos participantes os resultados desta prospecção  de cunho experimental acerca da relação existente entre a prática da permacultura (técnica de planejamento agrícola criada pelos australianos na década de 1970), o crudivorismo (hábito alimentar em que os praticantes não fazem uso do fogo),  e indicadores extras acerca da biodiversidade existente no Mercado Central de Belo Horizonte.

Iniciado enquanto estudo etnográfico para conclusão da disciplina metodologia3, obrigatória para gradução em Ciências Sociais, este trabalho ainda inconcluso se desdobra em projeto para publicação de um livro sobre técnicas de planejamento agrícola para o meio ambiente urbano contemporâneo.

Aos participantes da oficina serão apresentados os princípios da permacultura segundo o Instituto de Permacultura e Ecovlias da Mata-Atlântica, abordados segundo os tratados quartaspermaculturais em Permacultura Urbana.

Tratado de Sementes
Tratado de Ferramentas
Tratado de Resíduos Estratégicos
Tratado de Transportes
Tratado de Vestimentas
Tratado de Ecotecnologias
Breve Introdução ao Tratado da Transição

Como resultado espera-se que os participantes apreendam e compartilhem os conceitos-chave, os princípios e as estratégias de aplicabilidade da permacultura no contexto urbano contemporaneo a partir dos Tratados QuartasPermaculturais.

Neimar A Barroso é estudante de graduação em Ciências Sociais.

Boas Vindas!

DATA: No dia 10/10 (Quinta-feira).

HORÁRIO:  10:00 às 12hrs.

VAGAS: 10 PESSOAS.

LOCAL: Não definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário