segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Seminário “Doce(s) Bárbaro(s): uma perspectiva antropológica" com Kátia Fonseca

Dia 14 de Outubro de 2010, demos continuidade ao projeto Seminário com a Pós-Graduação. Nossa segunda conversa foi com Kátia Fonseca, mestrando no PPGAN/UFMG cuja dissertação trata de estudos das sociedades complexas/ urbanas com ênfase nas festas raves. Ela nos apresentou um pouco sobre a pesquisa que tem desenvolvido com um grupo de ravers na cidade de Mariana.
Sua pesquisa busca entender o que seria a “vibe”, na medida em que esta levaria pessoas a se comportarem de determinada maneira nas festas, e fora delas. As festas rave teriam um sentido ideológico mais amplo para alguns, que nelas vêem significados míticos. Assim, essas pessoas se diferenciariam, se caracterizam como grupo com o hábito, a necessidade, de freqüentar as festas.
Essas festas influenciam o modo de vida dessas pessoas, seus hábitos e relações fora das festas. E a pesquisa busca também ver o que elas representam para não freqüentadores, como a pequena cidade de Mariana, onde mora o grupo estudado, tem transformado seus hábitos e lidado com os ravers. Assim, durante a palestra foi também discutida a forma como a mídia apresenta essas festas, e os preconceitos mais comuns em relação a estas e seus freqüentadores.
A apresentação do tema foi feita de forma dinâmica, com grande interação entre palestrante e ouvintes. E pode nos mostrar o quão rica pode ser uma abordagem antropológica e seus desdobramentos, no estudo de um assunto atual recorrente na nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário